Como os Fundos Patrimoniais podem transformar o Brasil
top of page

Como os Fundos Patrimoniais podem transformar o Brasil

Recursos relativamente novos no Brasil, os Fundos Patrimoniais – ou endowments – são uma reserva de dinheiro filantrópica de caráter permanente. São construídos por meio de doações advindas de pessoas e/ou de empresas e a quantia arrecadada é investida no mercado financeiro. Os rendimentos adquiridos são direcionados para projetos desenvolvidos nas universidades. Desse modo, o maior objetivo dos endowments é endossar a perenidade no financiamento de iniciativas. Assim, o dinheiro doado estará constantemente dando retorno para garantir a continuidade.

No caso dos Fundos Patrimoniais voltados à educação, como o Fundo Patronos, pretende-se possibilitar o avanço de pesquisas e projetos inovadores que contribuam para o avanço da sociedade e da ciência.

Inspirados por modelos internacionais, como o de Harvard, a implantação dos Fundos Patrimoniais no Brasil tem crescido. Comunidades de universidades como Unicamp, FEA-USP, UFRJ, UFF, UERJ, UNIRIO e CEFET-RJ já estão envolvidas com essa iniciativa. Isso só comprova o comprometimento dos Fundos Patrimoniais com a missão acadêmica para potencializar o desenvolvimento socioeconômico do país. Entretanto, com a dificuldade de obter recursos para esses projetos, muitos alunos e pesquisadores se viram sem ter como avançar. Nesse contexto, os Fundos Patrimoniais surgiram em momento de muita necessidade, propiciando o engajamento, a continuidade e a prosperidade da ciência e da educação.

O Fundo Patronos se dedica a apoiar projetos, pessoas e pesquisas de dentro da comunidade da Unicamp, pois acredita ser protagonista na transformação do país. Para isso, lançamos Editais e Projetos ao longo do ano, como o Decola Extras, a Jornada Científica, o Hackathon Patronos, a Jornada de Inovação e o Trilha de Carreiras.

Mas afinal quais são os impactos dos Fundos Patrimoniais no país?

O imediato e mais visível impacto do fomento universitário é na sociedade. Após a seleção dos alunos e pesquisadores que participarão dos Editais, já é possível constatar avanços nas pautas de igualdade dentro da Universidade, uma vez que com o incentivo essas pessoas podem se preocupar com os estudos e a pesquisa de fato ao invés de precisar fracionar a atenção para questões de recursos.

Além desse, há um efeito menos evidente, que é o impacto na economia. Ao reverter o dinheiro arrecadado para o mercado financeiro. No âmbito internacional, grandes Fundos Patrimoniais historicamente alocaram seu capital em mercados de capitais privados como por exemplo fundos de Venture Capital (VC). Esta é uma modalidade de investimento focada em startups que possuem alto potencial de crescimento. O impacto pode ser imenso: nos Estados Unidos, 42% das empresas que fizeram ofertas públicas entre 1974 e 2019 tiveram apoio de Venture Capital. Essas empresas foram responsáveis por 85% de todo o orçamento de P&D no período e criaram $4.3 trilhões de valor de mercado, além da vasta maioria de novos empregos no país.

No Brasil, o mercado de VC ainda está em fase de desenvolvimento. Junto a esses investimentos, o ecossistema de startups também tem crescido no Brasil, devido aos aportes financeiros providos pelos venture capital.

Assim, esses investimentos impactam na economia com a geração de empregos, movimentando a economia, gerando inovação e fomentando o desenvolvimento tecnológico. Isso, por sua vez, resulta em benefícios sociais, com ascensão profissional – e, muitas vezes, financeira – da classe trabalhadora, além do avanço no bem-estar social por meio de tecnologias que podem facilitar a vida cotidiana (é o caso da 99, iFood e do Nubank, por exemplo).

Nossa previsão é que os Fundos Patrimoniais brasileiros utilizarão os fundos de venture capital como alternativas de investimento e contribuirão para o desenvolvimento desse ecossistema de inovação.


O grande sonho do Patronos

O maior objetivo do Fundo Patronos é apoiar a missão acadêmica da Unicamp e isso sempre será prioridade. Aliado a disso, ao acumular capital e fomentar a proliferação de outros fundos no Brasil, o Fundo Patronos irá continuar trabalhando para uma alocação de capital altamente produtiva que estimula a economia no país, servindo como combustível de inovação e transformações sociais na região. Nós acreditamos que com esses esforços podemos realmente impactar o nosso país em larga escala. Esse é o tamanho de nossa ambição e é o nosso grande sonho.


 

Referências

FINOTTI, Fernanda. Venture capital: o que é e como funciona. Capital Aberto, 2019. Disponível em: https://capitalaberto.com.br/secoes/explicando/venture-capital/. Acesso em Setembro de 2022.


KUPOR, Scott. Secrets of Sand Hill Road Road: Venture Capital and How to Get It. EUA: Portfolio, 2019.


NOSSOS Editais. Associação Fundo Patrimonial Patronos, 2020. Disponível em https://www.patronos.org/nossa-atuacao


122 visualizações0 comentário
bottom of page