Acerca de

estrada do deserto

TRILHAS

DE CARREIRAS

Inscrições encerradas!

O Programa

Uma jornada de seis meses, voltada para preparação de alunos com formação entre 2021 e 2022 que estão no momento de entrar no mercado de trabalho. Serão sessões de mentoria individualizadas com pessoas renomadas de diferentes mercados, treinamentos e oficinas práticas, com foco no autoconhecimento e troca de experiências. A combinação será feita pelo nosso parceiro Learn to Fly para garantir a maior compatibilidade entre as duplas!

ABERTO PARA TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNICAMP!

Conheça alguns de nossos mentores

São mais de 70 pessoas incríveis inscritas na nossa base de mentores, com diferentes formações e experiências que estão esperando por vocês!

Clique na foto para conhecer a trajetória particular de cada ex-aluno, de diferentes cursos, com diferentes histórias profissionais, preparados para ajudá-los no seu crescimento e desenvolvimento!

Elisabet Fuentes

Elisabet Fuentes

Senior Associate Consultant Bain

Diego Zilioti

Diego Zilioti

Software Engineering Manager iFood

Fernanda Capalbo

Fernanda Capalbo

Program Manager Pinterest

Daniel Falcade

Daniel Falcade

Head de Negócios Digitais DPaschoal

Vitor Tomita

Vitor Tomita

Associate Goldman Sachs

Paula Martinelli

Paula Martinelli

CMO Neon

Alexandre Borin

Alexandre Borin

Chairman Prestus

Marcia Sanzovo

Marcia Sanzovo

Gerente de Operações Amazon

Jáder Vieira

Jáder Vieira

Customer Experience Mandaê

Clarissa Avilla

Clarissa Avilla

Project Manager DHL

Rafael Boldrini

Rafael Boldrini

CEO Bold Capital

Karine Hollanders

Karine Hollanders

Strategy and Sales Operations LinkedIn

Daniel Fazoli

Daniel Fazoli

Gerente de Projetos Provi

Augusto Fidalgo

Augusto Fidalgo

Doutorando Universidade de Toronto

Isabela Koury

Isabela Koury

Marketing Zodiac Produtos Farmacêuticos

Augusto Venerando

Augusto Venerando

Inovação EDP Brasil

Karina Gomide

Karina Gomide

Consultora Canais Digitais Vivo

Adriana Fu

Adriana Fu

Operations Facebook

César Chimello

César Chimello

Private Banker Itaú Unibanco

Julia Gallant

Julia Gallant

Compras Corporativas CPFL

Cronograma

Inscrições: 05/04 - PRORROGADAS ATÉ 02/05

Divulgação Selecionados: 18/05

Formação das duplas: 18/05 - 28/05

Treinamentos plataforma: 01/06 - 06/06 

Início de programa: 07/06 

Fim de programa: 27/11

Perguntas frequentes

GERAL

Como é feita a formação das duplas?


A dupla de mentoria é formada através de algoritmo inteligente de combinação da consultoria Learn to Fly, para garantir a melhor afinidade e compatibilidade entre mentor e mentorado. Por isso, temos um questionário inicial de inscrição que ambos devem responder. Ele nos ajuda a procurar a combinação ideal para cada um.




O que é o programa Trilha de Carreira?


Programa piloto de mentoria voluntária que busca apoiar os alunos da Unicamp na transição para o mercado de trabalho. O programa contará com 6 (seis) mentorias individuais ministradas por ex-alunos da Unicamp de forma voluntária e 6 (seis) treinamentos e/ou palestras para desenvolvimento de habilidades. O programa tem duração de 6 (seis) meses, iniciando em junho deste ano.




Como serão feitas as sessões de mentoria?


O programa de mentoria conta com sessões mensais, onde cada dupla terá a liberdade de agendar a melhor data de acordo com as disponibilidades de agenda. Tudo acontecerá na plataforma da Learn to Fly. Tanto os agendamentos das sessões quanto a realização das mentorias online. Depois de realizado o agendamento, é disponibilizada uma sala virtual para a mentoria online no dia da sessão. Antes de cada sessão os mentores terão acesso à um kit do mentor, com perguntas que o ajudarão a se aprofundar no tema e ter uma sessão mais produtiva. Já o mentorado, receberá uma atividade de autoconhecimento que ele deverá fazer e levar para a sessão, e assim também chegar aquecido.




Quais serão os temas das palestras e treinamentos do programa?


Os temas mapeados são os abaixo, podendo sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos palestrantes e/ou seja identificado temas mais relevantes para o grupo de alunos selecionados. As propostas temáticas iniciais são:

  • Diversidade: Gerenciando vieses
  • Perspectiva: Os diferentes mercados
  • Criando um bom currículo e alavancando seu perfil no LinkedIn
  • Prepare-se: Entrevista e Dinâmica em grupo
  • Gerenciamento de Projetos: Diferentes metodologias disponíveis e quando utilizá-las.
  • O que a Universidade não ensina: Gerenciando seu líder, feedbacks e conversas difíceis





ALUNOS

Quem pode participar?


Poderão participar alunas e alunos matriculados em quaisquer cursos de graduação da Unicamp, com conclusão prevista para 2021 ou 2022.




Quantos alunos serão selecionados?


Nesta primeira edição, o programa selecionará 45 (quarenta e cinco) alunos, sendo 40 (quarenta) deles para início na turma de junho e 5 (cinco) para lista de espera.




Como é feita a seleção?


A seleção é feita em duas etapas: Etapa 1- Análise Eliminatória: baseado no cumprimento das condições mínimas de participação do edital. Apenas aplicações completas serão analisadas, o que inclui o preenchimento de todas as informações e envio de vídeo no limite de tempo estipulado, assim como no formato de link aberto no Google Drive ou link de vídeo não listado no YouTube.
Etapa 2 - Análise Qualitativa: baseado na análise de perfil, trajetória e motivações do candidato expostas no “Anexo II - Formulário de Inscrição”. Tais informações serão combinadas com um sistema de pontuação de políticas afirmativas segundo autodeclaração identitária (gênero, raça e orientação sexual) e acesso à renda, também expostos no referido anexo. Podem ser solicitadas entrevistas individuais aos candidatos durante esta etapa. Etapa 3 - Análise do vídeo: Todos os participantes que cumprirem os requisitos das etapas anteriores terão seus vídeos assistidos, o que também será contemplado no critério de avaliação. Aqui buscamos entender as principais motivações, realidade do aluno e seus desafios de carreira




Quais as responsabilidades dos selecionados?


  • Responder ao questionário que servirá de base para a formação de duplas;
  • Ter participação superior a 70% (setenta por cento) das atividades do programa, sendo necessária a presença mínima em 4 (quatro) das 6 (seis) palestras, e em 5 (cinco) das 6 (seis) sessões de mentoria individual
Os participantes que não engajarem conforme os requisitos acima serão devidamente notificados sobre seu rendimento para que devidas ações sejam tomadas.




O que acontece caso o aluno desista do programa?


Em caso de desistência, a Associação Fundo Patrimonial Patronos deverá ser comunicado pelo aluno por e-mail com 7 (sete) dias de antecedência, esclarecendo os motivos do abandono do programa. A vaga poderá ser preenchida por alunos da lista de espera, a depender do andamento do programa e compatibilidade com a base de mentores disponíveis.





MENTORES

Quem pode participar como mentor?


Poderão participar ex-alunos Unicamp com pelo menos 3 anos de experiência de mercado (anos de estágio não são contabilizados). Os mentores serão responsáveis por realizar as sessões de mentoria voluntária, tendo um mínimo de 5 (cinco) das 6 (seis) sessões realizadas dentro dos 6 (seis) meses de programa.




Quantos mentores participam do programa?


Nesta primeira edição, o programa contará com 40 (quarenta) mentores.




Qual o período de inscrição de mentores?


Para este programa, de 12 de março 2021 até 31 de março de 2021. Porém estamos construindo uma base de mentores, inclusive para nossos próximos editais. Ex-alunos interessados devem se inscrever na base de mentores do Patronos através desse link.




Como é feita a escolha de mentores?


A escolha será feita dentre os ex-alunos inscritos na nossa base de mentores, de acordo com a melhor combinação com a base de alunos selecionados. Os ex-alunos que tiverem seus perfis compatíveis com um dos 40 (quarenta) alunos aprovados para o programa serão convidados a participar desta edição piloto.




O que acontece com os mentores que não participarão dessa edição?


Os mentores que por ventura não sejam combinados com nenhum aluno participante nessa edição piloto do programa continuam a compor nossa base e serão informados de novas edições de mentoria, outras oportunidades e formas de contribuição, como participação nas palestras, eventos e oficinas promovidas pelo Patronos.




O que acontece em caso de desistência de mentores?


Em caso de desistência, a Associação Fundo Patrimonial Patronos deverá ser comunicada pelo mentor por e-mail com 7 (sete) dias de antecedência, esclarecendo os motivos do abandono do programa. A vaga poderá ser preenchida por um ex-aluno da base de mentores do Patronos, a depender do andamento do programa e da compatibilidade de perfil com o mentorado.