O futuro do trabalho: Como o Fundo Patronos está aproximando a universidade de empresas
top of page

O futuro do trabalho: Como o Fundo Patronos está aproximando a universidade de empresas

Ao passo que as tecnologias e meios de comunicação avançam rapidamente e mudam nossos hábitos cotidianos e de consumo, o mercado de trabalho também se reinventa e se adapta a este novo cenário. Para notar tal avanço, basta apenas observar as mudanças ocorridas nos últimos anos, aceleradas com o início da pandemia: estabelecimento do trabalho remoto, aprimoramento das teleconferências, aulas online e nomadismo digital. Essas novas tendências revelam possibilidades de conexões globais e mais amplas, uma vez que podemos nos dedicar a estudos no exterior, fazer estágio como trabalho remoto, e nos conectar com pessoas ao redor do mundo para aprimorar nossos conhecimentos. Com isso, o mercado se reinventa e a forma com que aprendemos e o que precisamos aprender também.


As oportunidades se ampliam e trazem mudanças profundas quanto às profissões que ainda nem existem, à concorrência por empregos e à busca por pessoas qualificadas, de um modo muito diferente de como era concebida há pouco tempo: segundo estimativa do Institute for the Future, 85% das profissões de 2030 ainda não foram inventadas, enquanto outras irão deixar de existir por conta dos avanços do desenvolvimento de inteligência artificial, robótica e tecnologias da automação. Além disso, as novas formas de aprendizado mostram novos caminhos para a educação, como já demonstra a geração Z, bem como a importância do desenvolvimento de competências do século XXI, que envolvem pensamento crítico e habilidades sócio-emocionais e de comunicação.


Frente a este cenário, observamos a importância e a necessidade de reinventar conexões e encontrar sinergias, para encontrarmos respostas para este novo cenário, juntos. Um foco de atuação do Patronos é a conexão de empresas com a Unicamp, uma das universidades mais renomadas da América Latina. Com essa sinergia, todos se beneficiam: promovemos oportunidades à comunidade de alunos e professores, e essa relação também resulta em inovação, desenvolvimento tecnológico e acessibilidade que beneficia a sociedade.


A importância do trabalho desenvolvido por nós, é devido a 4 fatores:


  • Alunos em contato com mercado de trabalho: as parcerias entre universidade e empresas podem facilitar o ingresso de alunos no mercado de trabalho, e as empresas se beneficiam em fortalecer sua marca para pessoas com grande potencial de desenvolvimento, garantindo a retenção de grandes talentos no país;

  • Promoção de oportunidades de estágio e fomento de soluções: as empresas parceiras de universidades se beneficiam em preparar e capacitar pessoas desde muito cedo, preparando as melhores mentes para as habilidades necessárias que trazem soluções inovadoras à corporação;

  • Aceleração e financiamento de pesquisas: o financiamento de pesquisas traz oportunidades de materializar soluções que beneficiam a sociedade, acelera o desenvolvimento de ideias que, muitas vezes, são desperdiçadas por falta de incentivos.

  • Construção de ecossistema de trocas entre conhecimento acadêmico e mercado de trabalho: a conexão entre ambos os conhecimentos pode prover melhoria contínua e atualização curricular dos cursos oferecidos nas universidades, mantendo-se alinhadas às necessidades do mercado, com a finalidade de desenvolver tecnologias de ponta.


Com este objetivo em mente, o Patronos tem criado conexões entre as instituições universitárias da Unicamp, as organizações estudantis (empresas juniores, ligas estudantis e centro acadêmicos) e empresas, por meio de editais e projetos que auxiliam na formação dos alunos, ampliam as ações da universidade e conectam as empresas através de patrocínio, mentorias e oportunidades no geral. Em 2021, toda a infraestrutura do Hackathon, organizada pelo nosso fundo patrimonial, foi financiada por empresas apoiadoras. E em 2022, o edital da Jornada de Inovação também abriu oportunidades para as empresas financiarem soluções desenvolvidas por alunos, alinhadas aos desafios corporativos que enfrentam.


Por acreditar no poder das conexões e dessa sinergia, o Fundo Patronos foi criado por alunos e ex-alunos da Unicamp para ser uma fonte perene de recursos, não só financeiros, mas também de conhecimento e conexões. Atuamos em quatro pilares que tem como foco desenvolver pessoas que sejam protagonistas em encontrar soluções para a sociedade e que sejam referências de sucesso. E não faremos isso sozinhos. Estamos construindo um ecossistema de colaboração e retribuição para juntos, irmos mais longe.


Para ser uma empresa ou instituição parceira do Patronos envie um email para parcerias@patronos.org.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page