Como o Patronos trabalha lado a lado com a Unicamp
top of page

Como o Patronos trabalha lado a lado com a Unicamp

Atualizado: 18 de mar. de 2022


O Fundo Patrimonial Patronos nasceu em 2020 como o resultado de um sonho de ex-alunos da Universidade: não desperdiçar nenhuma oportunidade por falta de recursos e multiplicar o potencial da Unicamp através de conexões entre a comunidade.


De acordo com um de nossos fundadores, Tulio Prado, graduado em Engenharia Mecânica, os sentimentos de pertencimento e de gratidão em relação à Universidade foram fundamentais para a concepção da iniciativa.


Os primeiros meses da pandemia foram um momento de reflexão para muitos de nós do lugar que ocupamos e do que trazemos para o mundo. Essa fase tornou mais claro para mim a importância que a Unicamp tinha na minha formação como pessoa e profissional e do poder de transformação que poderíamos criar ao retribuir para a Instituição.


Se em 2020 o sonho literalmente saiu do papel, em 2021 ganhou força com o estreitamento de laços com a Unicamp. Ao longo deste ano, a Universidade mostrou cada vez mais suporte para o projeto. O reconhecimento partiu do próprio reitor da Universidade Estadual de Campinas, José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, valorizando o Fundo Patronos como um parceiro importante para a comunidade estudantil, e hoje, é inclusive um dos membros do nosso Conselho Administrativo.


Aliando independência e parceria


Desde sua fundação, o Fundo Patronos alia autonomia na sua gestão e parceria com a Unicamp, mantendo-se livre para atuar de acordo com seu próprio estatuto, mas valorizando a conexão transformadora entre o Fundo e a Universidade.


O estabelecimento de um relacionamento próximo com uma comunidade tão diversa como a Unicamp garante o caráter interdisciplinar do Fundo. Trabalhando lado a lado com pessoas da Unicamp e suas expressões tão plurais, conseguimos manter o objetivo de inovar dentro da universidade; um desafio e tanto em épocas difíceis!


Como atuamos?


O Patronos consegue atuar como um projeto independente graças a uma estrutura robusta enquanto associação sem fins lucrativos, com diretorias bem estruturadas, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos que contam com profissionais renomados nas diversas áreas.


Todo o trabalho é realizado de forma voluntária, demonstrando total comprometimento dos participantes com o projeto, inclusive pessoas como Felipe Andrioli, sócio da Verde Asset, que além de doador, contribui com seu tempo e conhecimento como membro do Comitê de Investimentos.


Graças a tal modelo de governança e ao apoio dos nossos doadores, conseguimos alavancar ainda em 2021 ações como a Trilha de Carreiras, um programa de mentoria que hoje beneficia 80 alunos e ex-alunos, um hackathon que gerou oito propostas de soluções digitais para os efeitos colaterais da pandemia do COVID-19, e o Decola Extras, um edital que destinará R$25.000 para apoiar financeiramente 5 projetos de organizações extracurriculares da comunidade da Unicamp e oferecerá oficinas de capacitação para quase 50 destas organizações


A diretora de Relações Institucionais e Marketing, Adriana Fu Vivian, ressalta a importância de desenvolver parcerias e conexões para o crescimento do Fundo:


"Nosso propósito é gerar impacto através do investimento em pessoas e educação, e nosso foco tem sinergia com diversas outras organizações, além da Unicamp, obviamente. Acredito que temos várias oportunidades de parcerias nas quais todos saem ganhando- alunos, pesquisadores, empresas, a Universidade e, principalmente, a sociedade em geral. As conexões que estamos criando reforçam nosso lema- Juntos, vamos mais longe", ressalta Adriana.


2022 vem aí!


Nosso Fundo já se prepara para alçar voos ainda mais altos em 2022! O nosso plano é estreitar a relação com a Unicamp e conquistar novos parceiros, inclusive empresariais, para criar mais oportunidades a toda a comunidade acadêmica e impulsionar novos editais, como jornada de ideação para soluções inovadoras e bolsas de verão para pesquisa multidisciplinar.


Quer ser um parceiro ou um doador do Fundo Patronos?

Entre em contato em Patronos.org.




164 visualizações0 comentário
bottom of page