Wave

PERGUNTAS

FREQUENTES

 
 
 

Perguntas Frequentes (FAQ)

DOAÇÕES

Existe valor mínimo para contribuição?


Não há valor mínimo para contribuição e qualquer valor é bem-vindo. Temos doações desde R$50 até R$100 mil.




Há alguma isenção fiscal?


Para pessoas físicas, não há nenhum tipo de incentivo, devido a ausências desses dispositivos na Lei de Endowment (Lei 13.800/19) ou qualquer outra lei aplicável para nossa associação neste momento. Entretanto, para pessoa jurídica, nos enquadramos na Lei 13.019, que permite recuperação de até 1/3 de doações, por abatimento fiscal, limitadas a 2% da receita bruta. Se a empresa for do setor financeiro, a recuperação pode ser de até 44%. Nossa área jurídica continua trabalhando para avaliar outras opções de isenção fiscal.




O que acontece com o capital se o fundo deixar de existir?


Por obrigação do nosso estatuto, que é a lei que rege a associação, se caso o fundo deixar de existir, todo o patrimônio será obrigatoriamente direcionado a outra instituição sem fins lucrativos.




Como doadores podem influenciar nas decisões?


Doadores que alcancem um certo valor (que pode ter sido acumulado em várias parcelas) se tornam associados e recebem direito a voto nas decisões da Assembleia, sendo essa quem elege o Conselho de Administração e influenciará no foco dos editais. Todos doadores poderão fazer parte das Assembleias e influenciar na tomada de decisão, mesmo sem poder de voto.




Como doar?


Você pode doar diretamente pelo site, clicando em "Quero doar". Caso o método de pagamento e transferência disponível não seja o apropriado para você, nos envie um email para contato@patronos.org e encontraremos uma solução!





OPERAÇÕES

O escopo do Patronos é toda a Unicamp?


Nossa missão é contribuir com a sociedade. Portanto, o nosso escopo é toda a comunidade da Unicamp. Não haverá discriminação de áreas do conhecimento, pois acreditamos que a interdisciplinaridade é essencial para inovação. Nosso objetivo é ser capaz de conectar a comunidade, tanto alunos e ex-alunos, bem como as distintas áreas de conhecimento dentro da Unicamp.




Qual a Política de Investimento e quem toma decisão?


A Política de Investimentos é elaborada anualmente e revisada trimestralmente pelo Comitê de Investimentos da Associação, que é composto por especialistas gestão de fundos. Nossos membros atuais são Otaviano Canuto, Felipe Andrioli e Matheus Cavallari. A política é elaborada com o objetivo de maximizar retorno através de um risco controlado, garantindo que anualmente haja orçamento para investir em novos projetos. Em breve publicaremos detalhes. Fique atento às novidades assinando nossa newsletter.




Como é feita a decisão entre editais apoiados?


Trabalharemos com dois formatos de editais, financeiros e não-financeiros. Ambos casos são avaliados por critérios, como: engajamento, impacto, aplicabilidade, composição da equipe, grau de inovação para solucionar problemas existentes no Brasil, viabilidade da ideia e escalabilidade. Para mais detalhes sobre regulamento de cada iniciativa e editais abertos, clique aqui.




Como é feita a transferência de recursos para Unicamp?


Há uma área responsável por projetos e editais cujo objetivo será a elaboração e execução dos mesmos, bem como monitorar o andamento dos financiamentos realizados e indicadores de sucesso para garantir que o capital investido não desvie do objetivo. Teremos uma prestação de contas e acompanhamento constante de como os recursos estão sendo investidos e o engajamento das pessoas beneficiadas, garantindo a continuidade das iniciativas e a transparência com nossos doadores de acordo com cada iniciativa. Para mais detalhes, chegue o regulamento de cada edital aqui.




Tenho uma ideia incrível, como obtenho apoio do Patronos?


Caso a sua ideia não se encaixe em nenhum dos editais abertos e propostos, envie um email para contato@patronos.org contando um pouco mais. Estamos abertos para escutar a comunidade e queremos garantir que nenhuma boa ideia seja desperdiçada!




Os membros dos Patronos são remunerados?


Não. Todos os membros do Fundo Patronos são voluntários, motivados pela missão de transformar a educação superior na comunidade da Unicamp e no Brasil, e não recebem nenhuma remuneração financeira. Desta forma, podemos garantir que os recursos gerados pela Associação serão integralmente destinados à comunidade da Unicamp, amplificando nossa habilidade de apoiar projetos e pessoas. Se quiser fazer parte dessa equipe incrível, candidate-se aqui.




Como são organizadas as diretorias do Patronos?


As diretorias têm como principal função executar as tarefas definidas em nosso planejamento estratégico e garantir o crescimento do Fundo, além de realizar nosso objetivo social de contribuir com a experiência acadêmica da comunidade da Unicamp de maneira ágil e eficiente. Nossa diretoria executivas é dividida em: 1. Captação: Relação com pessoas e empresas interessadas em contribuir com o capital do Patronos e se tornarem doadores.
2. Operações e Recursos Humanos: Organização de processos internos e gestão de pessoas.
3. Projetos e Editais: Idealização e execução de iniciativas que vão retornar valor para a comunidade da Unicamp.
4. Investimentos: Especialistas que investem o capital arrecado de modo a gerar maior rendimento com riscos controlados.
5. Relações Institucionais e Marketing: Constrói e preza pela marca Patronos, gerenciando diferentes canais de relacionamento e parcerias. Conheça nossos membros aqui.





TRANSPARÊNCIA

Como fico sabendo das oportunidades de apoio?


Divulgaremos nossos projetos e editais em diferentes canais, inclusive no site. Acompanhe nossa comunicação frequente através das nossas redes sociais- Instagram, LinkedIn, Facebook e assine nossa newsletter para ficar dentro de todos os detalhes.




Como fico sabendo das atividades do Patronos?


Acompanhe nossa comunicação frequente através das nossas redes sociais- Instagram, LinkedIn, Facebook e assine nossa newsletter para ficar dentro de todos os detalhes. Além disso, disponibilizamos um Relatório Anual e newsletters passadas aqui.